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segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Governo do Estado de Sergipe lança edital de concurso para professores.


Governo do Estado de Sergipe lança edital de concurso com 1700 vagas para professores.

Com o propósito de fortalecer o ensino básico na rede pública estadual, o Governo de Sergipe lançou na manhã do dia 27, o edital (clique aqui para acessar) de abertura para o concurso público de número 01/2012, com o objetivo de provimento do cargo de professor de educação básica. Ao todo, está prevista a contratação de 1700 vagas, sendo 100 para a educação especial, com remuneração inicial de R$ 2.326,52, com jornada de 200 horas mensais. O secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, afirmou que a seleção é mais uma prova do compromisso do Governo em oferecer uma educação de base mais qualificada.

A elaboração do edital é fruto do trabalho da Comissão de Coordenação do Concurso Público para o Magistério, composta pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Secretaria de Estado da Educação (Seed) e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese). Os representantes da comissão vinham se reunindo desde outubro passado para formatarem o documento.

"O concurso se justifica pela necessidade de recrutamento de novos professores em face da crescente ampliação do número de aposentadorias. Também se faz necessário pela criação e inserção, nos últimos anos, de novos componentes curriculares nas matrizes de ensino que demandam a ampliação do quadro de docentes, em determinadas áreas de ensino", aponta o secretário.

Distribuição das vagas




Com base nas necessidades de distribuições apontadas pela Seed e Sintese, o edital estabelece que para o ensino fundamental do 6º ao 9º ano e o ensino médio, serão selecionados profissionais para lecionarem em 13 disciplinas: Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.

Para o ensino fundamental do 1º ao 5º ano, poderão exercer o cargo os profissionais formados em Pedagogia ou Normal Superior. Por fim, há as vagas para a educação especial, em que podem exercer diplomados em Pedagogia ou Escola Normal, com fluência em Libras, Licenciatura em Letras-Libras ou Libras-Português, e ainda em Letras - Língua Portuguesa ou Licenciatura Plena Bilíngüe com fluência em Libras.

Além da classificação dos 1700 professores por disciplinas e nível escolar, eles também serão distribuídos por todos os 75 municípios do Estado de Sergipe. Ou seja, tanto na Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) e em todas as nove Diretorias Regionais de Educação (DRE) do interior. Sendo assim, os candidatos devem ficar atentos porque a convocação há três listas: a específica por grupo de município, a específica por DRE e a lista geral.

Inscrição e provas



Antes de se inscrever no concurso para professores da Rede Estadual de Ensino, os candidatos devem primeiramente tomar conhecimento de todas as informações que constam no edital. Para efetivar a inscrição, é preciso entrar no site da instituição que irá realizar a prova, a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), no www.funcab.org, entre os dias 2 de fevereiro e 11 de março e pagar o boleto de inscrição no valor de R$ 59,00 até o dia 12 de março.

Ainda segundo o cronograma que consta no edital, a prova objetiva e a redação estão previstas para acontecer no dia 1º de abril, e entre 26 e 27 de maio será a prova prática para o caso de professores da educação básica especial que precisam comprovar a fluência em Libras. Por fim, o prazo para a divulgação final do concurso é o dia 20 de junho. E o melhor: a previsão é que diversos professores já comecem a ensinar no segundo semestre de 2012.

E atenção: o Posto de Atendimento do Concurso não fica na Seplag. No edital, o endereço para receber os candidatos que precisarem de recepção fica na avenida Desembargador Maynard, 284, sala 1, bairro Cirurgia, Aracaju. E os telefones para contato são 3213-8877 e 3214-2535.
Clique aqui para visualizar o Edital.

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