Meus amigos especiais

quarta-feira, 29 de maio de 2013

BARCO DE FOGO - ESTÂNCIA/SE

DIA 31 DE MAIO É A ABERTURA DO SÃO JOÃO DE ESTÂNCIA-SE

“Estância fica em Sergipe, é a cidade jardim, lugar nenhum do Brasil faz São João bom assim; se alguém disser que existe, pode dizer que é lambança, duvido que alguém faça São João que nem Estância”. Música de Raimunda Andrelina, gravada na voz do estanciano Rogério.

Estância - São João

Localizada no Sul do Estado de Sergipe e distante 65 km da capital Aracaju, e a 230 km de Salvado/BA (linha verde), Estância foi denominada por Dom Pedro II (em sua visita), como a cidade jardim de Sergipe. Cidade dos sobrados de azulejados portugueses, das grandes festas juninas, do Barco de Fogo, do maior Carnaval do Estado, do Natal de Luz e da centenária Lira Carlos Gomes... Estância é também berço da imprensa sergipana e terra de intelectuais e heróis!

Estância surgiu no início do século XVII subordinada à Vila de Santa Luzia (Atual Santa Luzia do Itanhy), o mais antigo núcleo de Sergipe. Foi em 04 de maio de 1848, que Estância foi elevada à categoria de cidade e é nessa data que se comemora o aniversário do município.

O São João - é o principal evento turístico/cultural do município com 30 dias de Festa, tradição cultura, arte e magia! O Barco de Fogo, as Espadas e buscapés, além das Batucadas, são as grandes atrações da festa.
 
 

 FOTOS DO SÃO JOÃO DE ESTÂNCIA

BARCO DE FOGO


É  uma alegoria pirotécnica artesanal recheada com fogos de artifícios, que se movimenta em um arame em um percurso de 200 a 300 m, enchendo as noites de cores, sons e magia. Criado na década de 30 pelo fogueteiro Chico Surdo é uma manifestação única no mundo que transformou Estância na "Capital Brasileira do Barco de Fogo". 





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário